domingo, 24 de novembro de 2013

  A partir da visita, conheci mais uma grande empresa instalada no Espírito Santo que até então desconhecia. Com sua sede em Paris na França e espalhada por mais 34 países, a Technip é uma das maiores no setor de petróleo e gás. No Espírito Santo a empresa fabrica tubos flexíveis, prestando serviço para diversas empresas de exploração de petróleo.
  O tubo flexível é instalado na "árvore de natal",conjunto de válvulas que é instalado no fundo do poço de exploração que regula a produção, se estendendo até a plataforma produtora. Essa extensão, também conhecida como lâmina d'água pode variar e chegar até 1000 e 2000 metros de profundidade, como os campos que serão explorados no pré-sal.
  Com uma grande lâmina d'água o tubo tem que ser fabricado para aguentar grandes pressões, baixas temperaturas e ter uma maior resistência e lógico, flexibilidade. Com esse pré requisitos a Technip fabrica o produto.
  O tubo flexível é fabricado mudando suas etapas de dobramento e a direção que o fio é enrolado. É fabricado com diversas camadas, basicamente do fio Zeta nas primeiras, passando por aço inoxidável, isolantes, vibra de vidro e tendo um revestimento final do polímero polietileno. Vale ressaltar que todos esses materiais são transformados em fios e depois enrolados para produzir o tubo.
  Com isso, a empresa produz em média de 2 a 4 tubos por dia.  Após a conclusão da fabricação, o tubo é enrolado e armazenado para em seguida ser levado para os campos de exploração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário