domingo, 24 de novembro de 2013

  A partir da visita, conheci mais uma grande empresa instalada no Espírito Santo que até então desconhecia. Com sua sede em Paris na França e espalhada por mais 34 países, a Technip é uma das maiores no setor de petróleo e gás. No Espírito Santo a empresa fabrica tubos flexíveis, prestando serviço para diversas empresas de exploração de petróleo.
  O tubo flexível é instalado na "árvore de natal",conjunto de válvulas que é instalado no fundo do poço de exploração que regula a produção, se estendendo até a plataforma produtora. Essa extensão, também conhecida como lâmina d'água pode variar e chegar até 1000 e 2000 metros de profundidade, como os campos que serão explorados no pré-sal.
  Com uma grande lâmina d'água o tubo tem que ser fabricado para aguentar grandes pressões, baixas temperaturas e ter uma maior resistência e lógico, flexibilidade. Com esse pré requisitos a Technip fabrica o produto.
  O tubo flexível é fabricado mudando suas etapas de dobramento e a direção que o fio é enrolado. É fabricado com diversas camadas, basicamente do fio Zeta nas primeiras, passando por aço inoxidável, isolantes, vibra de vidro e tendo um revestimento final do polímero polietileno. Vale ressaltar que todos esses materiais são transformados em fios e depois enrolados para produzir o tubo.
  Com isso, a empresa produz em média de 2 a 4 tubos por dia.  Após a conclusão da fabricação, o tubo é enrolado e armazenado para em seguida ser levado para os campos de exploração.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Resenha do Filme Piratas do Vale do Silício

O filme Piratas do Vale do Silício retrata a história de duas das maiores empresas mundiais na área da informática. Apple e Microsoft. Retrata também o desenvolvimento da história da microinformática e da popularização dos computadores. Dois personagens são os protagonistas, Steve Jobs e Bill Gates. Tudo começou por volta do inicio da década de 1970, quando os computadores da época eram grandes e ocupavam muito espaço. Na época existia um público ansioso a espera de um computador pessoal, como os do mundo contemporâneo, que não passam nem perto dos gigantes (mainframes). Tudo começou a mudar quando Steve Jobs e seu amigo Steve Wozniak desenvolveram depois de muito trabalho uma espécie de primeiro microcomputador diferente dos existentes da época como o ALTAIR. Esse primeiro microcomputador foi um sucesso para a época. Logo os dois fundaram a Apple Computer para aperfeiçoar a invenção. Numa feira de informática em que a Apple estava, Bill Gates é ignorado por Steve Jobs. As Grandes empresas da época como IBM e Xerox não acreditavam no desenvolvimento do microcomputador até verem os grandes lucros da Apple. Após ver o rápido crescimento da Apple, a IBM decidiu entrar no setor e fazer um computador que superasse o da Apple. Para isso precisou de um sistema operacional para fazer o computador e os programas funcionarem. Então, contratou os serviços de uma empresa: A Microsoft. Bill Gates começa a aparecer para o mundo e como era muito esperto comprou um sistema operacional pronto, feito por outros estudantes, fez algumas modificações e entregou para a IBM que lançou o IBM PC. A Apple consegue inventar o Macintosh, um computador com interface gráfica, ícones que através do mouse guiam a seleção e execução de tarefas. Bill Gates em uma grande jogada consegue fazer com que a IBM e a Microsoft se tornem as maiores do setor de informática. Ele fecha um contrato para fornecer programas para o Macintosh. Quando Jobs percebe, já era tarde demais e Bill Gates já tinha inventado o Windows, uma bela cópia do Macintosh. A Apple acaba se rendendo em 1997 a Bill Gates, o mesmo que anos antes havia sido ignorado.